Guimarães Rosa

Guimarães Rosa

O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem

Hoje vou falar um pouco sobre o contista, novelista, romancista e diplomata João Guimarães Rosa. Na literatura, ele fez parte da 3ª geração modernista e se destacou pela linguagem inovadora, estrutura narrativa e a riqueza de simbologia dos seus contos, o regionalismo também marcou fortemente sua obra.

Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo - MG, em 1908 e ainda na infância foi estudar em Belo Horizonte, formou-se médico pela UFMG e mais tarde, em 1934 se tornou diplomata por concurso. Sua primeira publicação de destaque foi Magma (1936), uma coletânea de poemas que recebeu o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras. Entretanto, o primeiro livro que lhe deu destaque no panorama da literatura brasileira foi o livro de contos Sagarana (1946), obra que lhe rendeu vários prêmios e apresenta as paisagens mineiras e a vida nas fazendas.

Em 1952, o autor faz uma longa excursão pelo Mato Grosso, cujas experiências levam-no a escrever uma das principais obras da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas (1956), uma narrativa épica que é o único romance escrito por Guimarães Rosa. O impacto causado por essa obra foi principalmente devido à capacidade do autor de descrever sua visão do sertão mineiro e o povo que nele reside. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sou um evadido (Fernando Pessoa)

Teus Olhos (Junqueira Freire)

Fui um doudo em sonhar tantos amores (Álvares de Azevedo)